Vantagens da presença digital de uma marca como a Tip Top

Feb 7, 2024

O mundo digital invadiu vidas e negócios de uma forma irremediável. E se sua marca deve estar onde o seu público está, sua presença digital é esperada e indispensável para ele.

Pense que antes, em um mundo analógico, era preciso investir em TV, rádio, outdoor, jornal, mala direta, panfletos e folders, entre outras mídias e materiais, para se chegar o mais próximo possível do cliente. Eram os meios de criar uma relação, um convite ao conhecimento e consumo.

Hoje, esses meios se expandiram, se complementam justamente na presença digital. Sites, blogs, redes sociais, aplicativos, são inúmeras as formas de presença digital e as vantagens que conferem. A Tip Top, sempre antenada nas tendências de relacionamento, tem a sua presença garantida.

Isso faz toda a diferença para os nossos franqueados.

O digital e a aproximação

A presença digital das marcas promove uma aproximação com o público consumidor, afinal, é possível estabelecer um diálogo através de chats, mensagens e comentários no interior de quase todas as plataformas de comunicação.

O digital permite uma humanização das marcas. Em seus perfis de redes sociais, a marca muitas vezes assume uma personalidade (vinculada estrategicamente ao seu posicionamento de marketing) e através dela, uma linguagem própria, um jeito único de lidar com seu público seguidor, formado por clientes e potenciais consumidores.

Essa aproximação engaja de tal forma que a marca passa a ter uma infinidade de pessoas realizando um “boca a boca” digital. Isso se reflete consequentemente em vendas. Mas é preciso ter paciência, essa construção pode levar um tempo. Contudo, valerá muito a pena.

A Tip Top mantém perfis de redes sociais oficiais da marca, entretanto, os franqueados também podem ter seus próprios perfis e administrá-los individualmente, necessitando, claro, respeitar a estratégia geral da marca a fim de manter toda a unidade de comunicação.

Um outro investimento feito pela marca é em influenciadores digitais e e-mail marketing. Vamos conhecer outras vantagens da presença digital da Tip Top.

Direcionamento

Essa aproximação com o público que o digital permite alimenta uma outra vantagem, o direcionamento das ações. Diferente da TV, por exemplo, em que o intervalo de um programa, ainda que tenha um perfil de público, é sempre mais amplo, no digital, você direciona a sua comunicação exatamente para o perfil de público e com o valor que você quer investir.

Os filtros permitem definir, entre outras coisas, se são pessoas que gostam de ler. O grau de detalhamento dessa escolha de público permite maior retorno e eficiência nas vendas. É como acertar exatamente no alvo.

Os custos do digital

Diferentemente do que muita gente pensa, há sim custos na criação e manutenção da presença digital. Porém, as cifras costumam ser bem menores que as de outras mídias, e a mensuração dos resultados é mais palpável.

Além do mais, você investe somente o que pode ou tem disponível no momento. Isso em casos em que a marca vai fazer produção de vídeo e fotos profissionais, contratando empresas de conteúdo e impulsionando posts. Em outras situações o custo pode ser zero.

Como a Tip Top já faz o promocional da marca nacionalmente, os franqueados podem fazer ações locais em seus perfis próprios sem custo ou com baixo investimento para ações pontuais e ainda replicar o conteúdo do perfil oficial.

Marca mais forte

A aproximação que falamos anteriormente contribui para o fortalecimento da marca. Hoje, por conta dos mecanismos de busca, as pessoas se acostumaram a pesquisar antes de sair de casa, ou mesmo comprar pela internet. Qualquer indicação que recebam as leva logo para buscar a presença digital da marca em sites, blog ou redes sociais. Quanto mais presença, mais visibilidade, mais interação e consequentemente, mais força para a marca.

A Tip Top tem uma equipe de comunicação e marketing cuidando de sua presença digital e outras ações em mídias offline. Ao se tornar um franqueado Tip Top essa força passa a ser sua também.

Erros comuns que não podem ser cometidos

Nem tudo são flores, é preciso ficar de olho nos erros comuns ao se tratar de presença digital. Como os franqueados podem ter e gerir os perfis de suas próprias unidades, essas dicas são importantes.

  • Não ter conteúdo para todos: imagine que diariamente novas pessoas chegam até suas redes sociais, por isso, sempre tenha conteúdo pensando em quem não conhece a marca. É importante reforçar com frequência qual o seu negócio e as características de sua marca.
  • Deixar os clientes sem respostas: entendendo que a presença digital permite dialogar com o cliente, não faz sentido algum deixá-lo sem resposta em um comentário. Não basta estar presente no digital, é preciso interagir.
  • Quantidade acima da qualidade: a presença digital precisa ser constante, mas antes de tudo ter qualidade de conteúdo. Não adianta publicar todo dia mais de uma vez algo que não seja relevante ou mal feito. Foque na qualidade.

A presença digital é uma grande força para a sua franquia. Aposte em marcas como a Tip Top que investe no relacionamento com o cliente, dentro e fora do mundo digital. Conheça nosso modelo de franquia: https://conteudo.tiptop.com.br/seja-um-franqueado-v02

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