A importância da gestão de cadeia de suprimentos no franchising

Feb 20, 2024

Também chamada de supply chain, a cadeia de suprimento é o movimento de acompanhamento de todo o processo de um produto, ou seja, o seu ciclo. Em outras palavras é estar atento desde a compra de insumos e matéria-prima para confecção do produto até as ações de marketing para levá-lo ao conhecimento do cliente, passando pelas estratégias de logística e venda.

Esse monitoramento é de extrema importância para a manutenção do controle do que acontece com o produto até chegar ao cliente, podendo identificar e corrigir falhas no processo, bem como permitir uma boa gestão do negócio como todo.

Neste artigo vamos reforçar a importância de uma boa gestão da cadeia de suprimentos.

A cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos envolve vários setores de uma empresa do ponto de vista interno e do ponto de vista externo, como fornecedores, transportadoras e clientes finais. Neste sentido, a gestão dessa cadeia implica principalmente em integração e troca de informações constantes.

Haja vista várias atividades de um negócio, seja grande ou pequeno, dependerem uma das outras. Como costurar uma roupa com equipamento quebrado ou falta de linha? Este exemplo simples ilustra a importância da gestão da cadeia de suprimentos como parte responsável pelo bom andamento da produção e entrega do produto ao consumidor.

Cadeia de suprimentos e franquia

Se acompanhar os processos de ciclo de um produto compreende estar atento a tantas atividades envolvendo tanto setores em um único negócio, imagine quando se trata de franquia. Primeiro a marca precisa criar padrões para o processo em si e cada etapa dele. Depois, é preciso repassar claramente para os franqueados esse modelo e, claro, atentar para que tudo se cumpra corretamente em cada uma de suas unidades.

Já ao franqueado, cabe gerir, em escala menor, a sua própria cadeia de suprimento para o sucesso do seu negócio e da parceria com a marca.

Pontos importantes da gestão da cadeia de suprimentos

Ao englobar várias atividades do processo de produção, desde a concepção até a venda para o cliente final, uma boa gestão da cadeia de suprimentos não só evita diversos problemas como traz inúmeros benefícios, como redução de custos e aumento de receita.

Mas como fazer uma boa gestão? Vamos entender nos tópicos abaixo.

  • A cadeia de suprimentos diz respeito à integração de todas as etapas do processo do ciclo de um produto, logo, a ação primeira e mais importante é coordenar todos os envolvidos de maneira a interagirem uns com os outros. Isso se dará através de relacionamento e uma comunicação transparente e eficiente.
  • Ainda que cada um cuide de sua parte em relação ao todo (fornecedores, transportadoras, marketing, vendas, entre outras áreas) é interessante que a cadeia seja conhecida por inteiro por todos os envolvidos. Entender as atividades além das suas próprias promove um pertencimento maior e também o compromisso coletivo.
  • Uma outra questão importante nessa gestão é estar sempre de olho no mercado, em especial no comportamento do consumidor. Novos hábitos e interesses vão surgindo com o tempo e é necessário atender a essa demanda.
  • O uso da tecnologia é recomendado. Existem várias opções de softwares para gestão e a própria rede de franquias pode ter um próprio. A agilidade e organização que a digitalização da gestão possibilita tomadas de decisão mais certeiras e rápidas, o que no universo dos negócios faz a diferença.
  • Uma ação importante é desenvolver o hábito da análise frequente de resultados. O período é definido pelo perfil do seu mercado, o que não pode é deixar de analisar. Essa análise deve ser geral e também por etapas. Imagine que o atraso na entrega de um produto não foi de responsabilidade da transportadora, como é comum de se pensar, mas sim lá no começo da confecção do produto por falta de matéria-prima. Através da análise de resultados é possível verificar problemas, a frequência deles e agir preventivamente.

Como você pode ver, a gestão da cadeia de suprimento é de suma importância para o bom funcionamento do negócio, e mesmo sendo algo que gere demandas de esforço e atenção, não pode ser relegada. 

Todo esse cuidado será sentido pelo cliente que, recebendo seu produto com qualidade, no tempo previsto, tende a ser fidelizado. Seja uma compra por site ou em loja física.

A Tip Top investe na gestão da cadeia de suprimentos porque entende ser vital para se manter a qualidade em uma rede de franquias, não à toa, está no mercado há 70 anos. Conheça nosso modelo de negócio.

https://conteudo.tiptop.com.br/seja-um-franqueado-v02

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter