O capital humano é um dos bens mais importantes de uma organização, afinal são as pessoas que colocam uma empresa em movimento, gerindo negócios e desenvolvendo a marca para torná-la reconhecida.
Uma das fórmulas de sucesso para qualquer negócio é o conhecimento e a capacidade dos gestores e colaboradores em administrá-lo. Por isso, deve ser valorizado através do aprimoramento, investindo em capacitação, treinamento e reciclagem das competências da equipe.
O sistema de franquias tem como premissa a transferência de know how por parte da rede franqueadora para o franqueado, uma parceria que compartilha ideias, filosofia, informações e expertise para o desenvolvimento da rede.
Uma das formas de levar tal conhecimento é através dos programas de treinamentos da franquia para que a operação seja rentável e satisfatória. Já falamos aqui em nosso Blog sobre a importância de o franqueado e seus colaboradores participarem de todos os treinamentos da sua marca. Veja aqui: https://blogfranquia.tiptop.com.br/2024/01/31/treinamentos-da-franqueadora-a-importancia-de-participar-para-tornar-sua-unidade-um-sucesso/
E, hoje, falaremos sobre conhecimento em gestão de franquias. Nos acompanhe.
O que é Gestão do Conhecimento?
Gestão do Conhecimento é um termo muito comum no mundo corporativo que, originário da língua inglesa “knowledge management”, é o conceito de compartilhamento de conhecimento, através do aprendizado horizontal entre gestores e colaboradores.
Este é justamente o objetivo do franchising: compartilhar ideias e transferir informações de franqueador para franqueado, além de qualificar todos os que fazem parte da rede com inovações e técnicas que promovam a produtividade e incentivem a padronização da gestão e operação.
A Gestão do Conhecimento auxilia na otimização de custos e processos da franquia, na correção de erros e problemas, na escalabilidade, no engajamento interno e na manutenção da qualidade de toda a rede, funcionando como um espaço seguro de aprendizagem contínua pela troca de informações.
Na forma de transformar novos conhecimentos por meio dessa Gestão, a rede franqueadora pode obter resultados evidentes com uma jornada de crescimento, atraindo mais clientes, novos investidores e se destacar no mercado.
Como aplicar a Gestão do Conhecimento?
Quando um conhecimento qualificado é compartilhado de um profissional para outro, ou para toda uma equipe de colaboradores, toda a rede ganha. E como isso pode acontecer?
Inúmeras são as opções de aplicar a Gestão do Conhecimento dentro de uma organização. A troca de ideias, informações e dados é ilimitada, haja vista que sempre há novidades no campo da sabedoria.
Por isso, difundir conhecimento pode acontecer através de reuniões, palestras, workshops, blogs, apresentações, cursos e treinamentos específicos.
Ao estudar o capital humano da franquia, observando o desempenho de cada colaborador, bem como suas qualificações, competências e talentos, será possível extrair deles as informações necessárias para implantar a Gestão do Conhecimento.
E, ao incentivar que esses colaboradores compartilhem seus conhecimentos ao reconhecer seus desempenhos de excelência, eles se sentirão estimulados a explanar sobre seus pontos fortes e técnicas pessoais que os levaram à alta performance de seus resultados profissionais.
Exemplificando, vamos imaginar que um vendedor de uma unidade da franquia se destacou pelo seu grande número de vendas realizadas em um determinado período. Este profissional pode ter alguma técnica ou estratégia diferenciada que o leva a resultados exponenciais.
Então, vale recompensá-lo por isso e incentivá-lo a disseminar seu conhecimento para outros vendedores da rede, através de palestras ou treinamentos, colocando-o como mentor.
Dessa forma, toda a equipe comercial obterá conhecimento por meio da experiência e do exemplo de um outro colaborador bem-sucedido, qualificando toda uma cadeia de vendedores.
Este é apenas um exemplo plausível de Gestão do Conhecimento. Pois criam-se canais de desenvolvimento específicos, segmentados ou gerais para todos os envolvidos da rede franqueadora.
Implantar e promover debates, treinamentos e o compartilhar de experiências, ideias e aprendizados nas franquias é válido para o desenvolvimento pessoal e profissional de toda a rede.
São iniciativas como esta que convertem insights em melhorias para todo o processo, operação e gestão, facilitando que os princípios básicos do franchising de engajamento, padronização e expansão tenham êxito.
Ao se tornar um franqueado da rede Tip Top, saiba que você contará com um dos treinamentos mais completos do mercado. Conheça nosso modelo: