Percebe que o título deste artigo usa a expressão “para você”? Isso acontece porque cada caso é uma caso. Colocar o seu ponto de venda em uma loja de rua ou em um shopping é uma escolha estratégica por natureza, por isso, deve-se levar em consideração inúmeros fatores, mesmo quando se trata de franquia.
Entre os fatores estão os custos e a gestão deles, além claro do perfil de público. É preciso saber que há vantagens e desvantagens nas duas opções, o que define qual delas são justamente suas prioridades, possibilidades e potencialidades.
Neste artigo, vamos apresentar informações sobre lojas de rua e lojas de shopping para ajudar você nesta decisão.
Ponto de venda, uma escolha importante
Um dos maiores benefícios de se optar em empreender através de uma franquia, além de uma marca já reconhecida pelo público, é o suporte da franqueadora junto aos seus novos franqueados. Esse apoio, no caso de uma franquia como a Tip Top, começa na escolha do ponto comercial. Leve essas questões em consideração ao escolher a sua franquia.
A importância do local de um novo empreendimento é tanta que essa escolha não deve ser realizada com pressa. É preciso muita pesquisa e visitas, inclusive em horários diferentes, para sentir o fluxo de pessoas.
Lembre-se de que o investimento, de compra, aluguel, manutenção e reforma são altos. Não dá para desistir e mudar de lugar da noite para o dia. A escolha de onde vai ser a sua loja vai fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio.
Os aspectos das lojas de rua
É natural as pessoas, em um primeiro momento, pensarem no shopping como melhor opção pela ideia do conforto, da segurança e das centenas de pessoas circulando em horários mais estendidos que lojas de rua. Contudo, os custos de uma loja de rua tendem a ser menores e também há mais flexibilização, já que o shopping funciona como condomínio e tem diversas regras.
- Na loja de rua, o cliente vai diretamente à sua loja, o que denota um interesse legítimo que você pode aproveitar para criar e estreitar o relacionamento.
- Como muitas marcas franqueadoras têm estrutura e layout de lojas pré-definidos, a loja de rua facilita o quesito reforma, já que pode ser selecionado um imóvel que se adapte melhor ao projeto.
- Basicamente quem define o horário da loja de rua é o proprietário do negócio, diferentemente do shopping.
- Há maior liberdade para promoção e ações estratégicas a partir das próprias demandas.
- Lojas de rua têm tendência a menor rotatividade de funcionários, mas também de fluxo de pessoas.
- O investimento de divulgação não é compartilhado com outros lojistas, como acontece nos shoppings.
- Presença de banheiros exclusivos, o que pode deixar o cliente mais confortável.
- O tempo e o clima interferem no movimento, como em dias de chuva, por exemplo, principalmente se não tiver estacionamento coberto.
- Ausência de estacionamento próprio ou próximo pode afastar a clientela.
- Segurança é sempre um ponto questionável em lojas de rua.
Como você pode perceber, há pontos positivos e outros negativos em um ponto de venda em loja de rua. Agora vamos conhecer os aspectos das lojas em shopping center.
Os aspectos das lojas de shopping
Os shoppings conseguem agregar várias vantagens em relação às lojas de rua, mas muitas vezes são vantagens gerais que não se encaixam na realidade do seu negócio.
- A estrutura de segurança de um shopping é um ponto importante a ser levado em consideração.
- Estacionamento em shopping é mais amplo com opção coberta, inclusive.
- O fluxo de pessoas em um shopping é constante, mas é imprescindível averiguar se esse público é o mesmo da sua marca.
- Por ser climatizado e possuir opções de estacionamento coberto, faça chuva ou faça sol, o clima não interfere tanto no movimento.
- Há campanhas promocionais e durante todo o ano, o que traz movimento para todas as lojas, contudo, isso também pode ser uma desvantagem quando não é uma época interessante para sua marca promover descontos, por exemplo.
- Maior chance de compra por impulso, visto que o consumidor tende a passear por várias lojas, além da de seu interesse.
- Valores mais altos, por conta de taxas, condomínio, fundos de promoção (geralmente 20% do valor do aluguel) e o aluguel em si.
- Existe uma taxa, chamada luva, para fazer parte de um shopping.
- Costumam ter mais de uma marca de um mesmo segmento, promovendo alta concorrência.
Analise bem cada ponto acima mencionado e comece a tomar a decisão sobre o ponto de venda da sua loja. Nem sempre a escolha é fácil, mas quando existe o apoio da franqueadora, como acontece com a Tip Top, há mais segurança na decisão. Venha conhecer nosso negócio. https://conteudo.tiptop.com.br/seja-um-franqueado-v02