Erros mais comuns ao adquirir uma franquia e como evitá-los

Apr 10, 2024

Abrir uma franquia, antes de mais nada, é abrir um negócio. Significa empreender com todas as vantagens e riscos que isso impõe. Entretanto, nem todo mundo tem esse entendimento e acha que, por montar um negócio no modelo de franchising, já está com o sucesso garantido. E esse é um dos principais erros e motivos de fechamento de unidades franqueadas pelo país.

Preparamos este artigo para você conhecer quais os erros mais comuns de quem busca empreender via franquia para, assim, evitá-los ao escolher empreender com a Tip Top.

Erro 1: Dono não precisa trabalhar

Sem dúvida esse é um erro clássico. O que acontece de verdade é justamente o oposto dessa crença. Ao empreender você precisa dar duro. É preciso planejamento, montagem de equipe, escolha do ponto comercial e a gestão do dia a dia. Portanto, ao adquirir uma franquia, apesar das facilidades deste modelo de empreendimento, você precisa colocar a mão na massa e fazer o seu papel enquanto franqueado para fazer o empreendimento prosperar.

Erro 2: Qualquer franquia dá certo

Apesar de a taxa de falência ser incomparavelmente baixa, não é bem assim. A franquia que vai dar certo é aquela cujo negócio é compatível com os conhecimentos do seu proprietário. É necessário escolher uma franquia cujo ramo de mercado seja minimamente compreendido pelo franqueado, que ele se identifique e busque todos os conhecimentos necessários para atuar nela. Essa noção é quem garante boas escolhas estratégicas e prepara o empreendedor para lidar com a sua unidade franqueada.

Erro 3: Não analisar a COF da franquia pretendida

A COF — Circular de Oferta de Franquias, é um documento de extrema importância para o franqueado, pois nele constam todas as regras, custos, modos de operação e muitas outras informações imprescindíveis para se fechar negócio. Tanto para a franqueadora quanto para o pretenso franqueado. Analisar os pormenores deste documento é o que fortalece a escolha e direciona o empreendedor para a franquia correta para si.

Erro 4: Não importa o lugar, só a marca

O ponto de venda é um dos requisitos principais na abertura de um negócio. A menos que você já tenha um ponto próprio e queira aproveitá-lo, é indispensável pesquisar o local onde estabelecer sua franquia. Fluxo de pessoas, segurança, compatibilidade de público, concorrência, vaga para estacionamento, se loja de shopping ou de rua, tudo isso deve ser levado em consideração ao definir onde será instalada a sua franquia.

Erro 5: Não ter reserva de capital de giro

Muitas vezes, nas contas que o candidato a franqueado faz, falta inserir uma reserva para capital de giro. Ele inclui as taxas de aquisição e abertura, custos de reforma, primeira compra, entre outros custos, mas esquece que até as vendas se equilibrarem, é preciso ter uma reserva para manutenção das contas mensais. Busque apoio da franquia em relação a quanto de reserva você precisa ter para os primeiros 6 meses a 1 ano de negócio.

Erros 6: Ignorar treinamentos e capacitações da franqueadora

Por mais que você já tenha afinidade com o tipo de negócio da franquia, há particularidades da marca que precisam ser respeitadas. Lembre-se que você está adquirindo o direito de operar uma marca que não é sua, com todas as vantagens que ela oferece. Em segundo lugar, para se tornar uma franquia é preciso muita experiência de mercado, não abra mão de ter acesso a todo esse conhecimento. Essa pode ser a diferença entre você ter ou não sucesso.

Erro 7: Não investir em ações de marketing e relacionamento

A depender da franquia, há taxas de marketing para ações institucionais e promocionais da rede e também abertura para ações individuais, respeitando posicionamento de marca, padrões de estética e conteúdo. Não abra mão de investir na divulgação do seu negócio, pois nenhuma marca se vende sozinha.

Erro 8: Não há segredo no atendimento

Sim, há. E muitos. Há várias maneiras de se atender um cliente, nem todas boas, nem todas capazes de encantá-lo. Diante disso, é preciso empenho seu e de sua equipe no trato com o cliente. Desde a forma de recebê-lo ao modo como sana suas dúvidas, oferece seu produto e se relaciona no pós-venda. Tenha em mente que atender não é somente dar bom dia e perguntar o que se deseja.

Erro 9: Não quero incomodar a franquia

Seja por vergonha ou até mesmo arrogância, o franqueado não usa o suporte da franquia para tirar dúvidas e até mesmo ajudar na tomada de decisões. Um erro tão grande quanto sem sentido, afinal, um dos maiores benefícios de empreender via franquia é justamente ter acesso a todo o know how e apoio de uma equipe pronta para dar esse tipo de atendimento.

Talvez não haja receita de sucesso, mas sem dúvida há caminhos claros que levam ao fracasso. Não é isso que queremos para os nossos franqueados, por isso, a Tip Top é antes de tudo parceira dos seus  franqueados.

Conheça nosso modelo de negócio.

https://conteudo.tiptop.com.br/seja-um-franqueado-v02

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter