Ponto de venda: boa localização garante melhores vendas

Apr 12, 2024

O sucesso de um negócio está relacionado a diversos fatores. Relação e conhecimento do público com a marca, atendimento, qualidade dos produtos e serviços, ações de comunicação e marketing, ambiente interno e localização. Ou seja, o ponto de venda conta e muito para o sucesso de vendas da sua empresa.

“Ah, mas se o produto for bom, as pessoas vão a qualquer lugar para adquiri-los.” Não é bem assim. É preciso levar em consideração as distâncias nos grandes centros urbanos, as compras por e-commerce (marketplaces ou loja própria) e, claro, a concorrência.

“Mas eu optei por franquia justamente para não me preocupar com o ponto de venda.” Opa, tem algo errado aí! Tanto que a Tip Top, por exemplo, ajuda o franqueado a escolher o local de sua loja justamente por entender a importância de estar bem localizado.

Siga lendo este artigo para entender melhor o que temos para dizer.

Quanto mais perto o ponto de venda do seu público, melhor

Infelizmente, vivemos a era da pressa e, por isso, também da necessidade de desaceleração. Por esses dois motivos, as pessoas vivem em busca de praticidade e facilidade. Não à toa o sucesso do delivery e compras pela internet, certo? Por isso, a escolha do ponto de venda físico do seu negócio é mais um fator estratégico.

Indo para o viés do marketing, temos os chamados 4 Ps: Produto, Preço, Praça, Promoção. Praça trata justamente de onde o seu produto ou serviço será comercializado. É preciso estar onde o seu público está ou faz passagem. Imagine uma loja Tip Top ao lado de uma escola infantil, ou salão infantil, ou ainda, loja de brinquedo? Para um pai e uma mãe é ter tudo praticamente em um só lugar.  Para você, é ter a chance de uma compra por conveniência acontecer com frequência.

Como escolher um bom ponto de venda

A gente sabe que uma boa marca faz coisas incríveis e leva o consumidor a grandes esforços para tê-la, contudo, no atual cenário, não devemos contar sempre com isso. Por isso, a primeira regra é pensar na conveniência do cliente. Porque ele vai pensar assim também.

As franquias preparam projeto de layout de loja de modo a se tornarem atrativos  em meio a outras lojas, sejam de ruas, shoppings ou pequenos centros comerciais. Portanto, a sua preocupação deve ser:

  • Verificar o fluxo de pessoas: uma localização extremamente residencial terá praticamente os moradores circulando, o ideal é buscar um ponto de venda, pelo menos misto. Um lugar onde haja circulação de pessoas diferentes diariamente.
  • Verificar o fluxo de carros e espaço para estacionamento: ruas movimentadas têm a vantagem da passagem de muita gente. Porém, pode ocasionar também problemas para estacionar. Nesse caso, é bom checar estacionamentos privados por perto e, se for o caso, buscar parcerias para os seus clientes.
  • Entender o perfil do público: o público Tip Top é formado em sua maioria por mães e pais de classe AB que se preocupam e querem o bem-estar de seus filhos acima de tudo, além de estarem sempre procurando por novidades. As mães em geral têm de 24 a 44 anos e estão em busca de produtos com qualidade e bom custo-benefício. Neste exemplo percebemos a necessidade de buscar pontos de venda onde circulam pessoas com essas características. Prédios de escritórios, academias, centros de cuidados estéticos, pet shops podem ser referências interessantes na avaliação de uma boa localização para sua unidade franqueada.

  • Acessibilidade: além do fluxo de pessoas e carros, é preciso verificar a acessibilidade do entorno para cadeirantes e dificuldades de mobilidade em geral, além de outras deficiências. Ciclofaixas e ciclovias também devem ser verificadas, afinal, a bicicleta tem ganhado a preferência de muita gente como meio de transporte.
  • Ticket médio: além do perfil do público, é importante verificar outros comércios próximos, incluindo concorrentes, e entender o valor médio do preço praticado, para não se distanciar muito de preços aos quais o público não está familiarizado.
  • Custos: outro ponto importante na escolha do seu ponto de venda é o custo. Compra ou aluguel, impostos, taxas e manutenção precisam estar dentro do seu orçamento. 

Ainda que você empreenda via uma franquia de marca líder como a Tip Top, pensar estrategicamente o ponto de venda aumenta o sucesso de suas vendas. Conte com nosso suporte para esta escolha. Conheça nosso modelo de franquias.

https://conteudo.tiptop.com.br/seja-um-franqueado-v02

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