Se tem um mercado que cresce rápido igual às crianças é o de vestuário infantil. De acordo com a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o crescimento do setor de moda infantil está em torno de 6%, mercado esse que representa 16% de todo o setor têxtil.
Portanto, investir nas crianças de 0 a 16 anos é um bom negócio, a questão é saber se é um negócio bom para o seu perfil de empreendedor.
Afinal, empreender requer dedicação, entrega e muita aposta, por isso precisa valer a pena não só economicamente, mas do ponto de vista do prazer de lidar com esse segmento no dia a dia. Mas como saber se você deve ser o próximo franqueado Tip Top?
Siga lendo este artigo para descobrir.
Quem compra moda infantil
Uma criança costuma ser vestida pela família inteira. Não só o pai e a mãe compram roupas, mas avós, tios e até amigos dos pais. Por isso, o público comprador é tão vasto e é preciso estar atento a ele, principalmente durante o atendimento. Pai e mãe geralmente sabem exatamente o que comprar para seus filhos, já outros membros da família e amigos precisam de um suporte, dicas e sugestões.
Uma das frases mais comuns em relação às roupas infantis é que as crianças crescem rápido demais e logo perdem tudo, principalmente sapatos. É por isso que a Tip Top além de pensar suas roupas com conforto, funcionalidade e durabilidade, não só em relação ao tecido, mas ao design considerando o maior aproveitamento, como também atende desde recém-nascidos até adolescentes de 16 anos.
Acompanhar a criança em todas as suas fases requer pesquisa de mercado, diálogo com o consumidor, tanto quem compra quanto quem usa, e observação para entender os hábitos de compra e consumo.
É importante saber disso pois é com esse público que estamos lidando. As crianças são, no fim das contas, os usuários finais e influenciadores de compras. O papel de decisor fica com os adultos, o público que realmente faz relacionamento com os empreendedores e que deve ser conquistado.
Por isso, não devemos entender o segmento de moda infantil apenas como voltado para crianças. E sim como uma comunidade de consumo que envolve pessoas de todas as idades.
Você seria um franqueado da moda infantil?
Se você está com dúvida em relação a isso, não se preocupe. É muito natural nesse processo de busca por negócios compreender o todo para saber onde investir. Afinal, é preciso fortalecer suas certezas para ter uma decisão final firme.
De uma forma geral, você deve considerar dois pontos: identificação com o segmento de mercado e expectativas de retorno sobre o negócio.
O primeiro ponto diz respeito a se sentir à vontade trabalhando no segmento de moda infantil. Isso não quer dizer que você vai ter que entender de crianças e do universo delas. Isso é importante, claro, mas o essencial é que você está entrando em um negócio e o que está em jogo é uma roda de mercado que pode ser muito lucrativa.
Assim, um empreendedor da Tip Top não precisa ser um aficionado em crianças. Pois o seu dia a dia será de análise de negócios, melhoria de processos, compras e vendas e gestão empresarial. E não atender crianças e seus pais (essa tarefa fica com as vendedoras treinadas em sua maioria). Ou seja, o papel do franqueado é cuidar do gerenciamento do negócio.
Aí sim cabe pesquisar e se inteirar sobre moda infantil, tendências e até mesmo saber o que as crianças estão mais gostando no momento em termos de entretenimento. Isso ajuda a criar um panorama do negócio e a gerir com os pés na realidade do público consumidor.
O segundo ponto diz respeito ao que você espera como empreendedor. Na COF da Tip Top, por exemplo, constam todas as informações sobre a marca e sua atuação no mercado. Ao ler, se você se identifica com toda aquela organização e expectativas de crescimento, sim, a moda infantil pode ser um bom caminho para o seu investimento.
Aí, como empreendedor, basta investir na sua curva de aprendizado sobre o negócio. Da mesma forma que você faria em qualquer outro segmento que optar. Aos poucos, você vai ganhando intimidade com o segmento de moda infantil e saberá lidar com suas particularidades.
A conclusão é que você deve se testar, saber se a moda infantil é uma área em que você se sente à vontade e saber, como investidor, se o negócio é interessante para as suas expectativas. Não tem mistério, é estudar e fazer toda a aproximação entre você e a rede de franquias.
A Tip Top está há 70 anos neste mercado, experiência e conhecimento não faltam, treinamento e capacitação para seus franqueados e parceiros também não. Por isso, cada um dos nossos franqueados faz parte de uma rede empresarial de muito apoio e gosto pelo que construímos juntos. Não é à toa que o slogan da Tip Top fala que gostoso é viver junto.
Venha conhecer nosso modelo de franquia.