A verdade é que não existe uma receita pronta para o sucesso no empreendedorismo. Porém, os negócios via franquia têm se mostrado mais promissores, por todo o potencial que acumulam até hoje.
De acordo com dados obtidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no ano de 2022 o setor de franquias cresceu 14,2%, chegando a um faturamento acima de R$ 221 bilhões de reais. A taxa de geração de emprego foi 12,6% a mais que 2021.
Além dos números, outras razões demonstram a potência do segmento, ainda mais para quem está começando a empreender. Continue lendo este artigo para entender porque investir em franquias é um negócio muito promissor.
Entendendo o modelo de negócio franquia
Imagine um negócio que vai indo tão bem que chega o momento de expandir. Para abrir uma nova unidade, seja em um bairro, cidade ou estado diferente, é preciso um grande investimento e, de certa forma, começar tudo de novo, com a diferença de já se ter experiência e uma marca para contar história.
Outra opção é buscar um sócio, tanto para os investimentos como para gerir a nova unidade. A gente sabe que não é tarefa fácil, visto a quantidade de sociedades que se desfazem em menos de um ano.
Como uma boa solução, vem o modelo de negócios de franquia. A marca se expande sem que o proprietário precise abrir um novo negócio ou buscar um sócio. Ele cede o uso da marca, sua expertise, modelo de negócio e oferece apoio e suporte em várias áreas. Em troca recebe uma taxa de franquia e royalties do franqueado.
Do outro lado, há um investidor começando um negócio já existente, com marca reconhecida, manual de operações e suporte até mesmo para contratar equipe ou escolher o ponto comercial. Se não é uma receita de sucesso, é um bom caminho para se trilhar até ele.
COF e o raio-x da franquia
Ao empreender em um negócio solo, o empreendedor não só começa do zero como está apostando as fichas em algo novo sem qualquer perspectiva de garantia. Na franquia, a aposta é mais segura porque há história, experiência e, principalmente, dados que comprovam o potencial de dar certo para você como deu para outros franqueados que chegaram antes.
Ao negociar com uma franquia, você terá acesso a um documento chamado COF — Circular de Oferta de Franquias. Elaborada pelo franqueador, a COF expõe minuciosamente todos os aspectos relacionados ao funcionamento da franquia, desde o modelo de negócio até o balanço financeiro. São pontos importantes que mostram um cenário bem real para quem visa abrir o próprio negócio.
Entre as informações da COF temos:
- histórico da franquia;
- balanços e demonstrações financeiras;
- questões judiciais;
- investimento e taxas;
- localidade de instalação;
- suporte e acompanhamento;
- padronização de equipamentos e produtos;
- treinamentos e capacitações.
Através da COF, o mergulho do empreendedor é por águas claras. É possível inclusive uma auto análise de pontos de melhorias como gestor a partir de tudo o que a franquia irá demandar. Quanto mais preparado, mais promissora é a ideia de ter um negócio para chamar de seu.
Porque a franquia é um caminho promissor
Em poucas palavras, a franquia é um negócio promissor para se investir porque é um negócio que já existe e, como tal, foi testado e tem seu valor reconhecido pelo público consumidor. De forma mais detalhada, observe esses itens abaixo:
- Marca com reputação – A marca já existe no mercado e já vem conquistando o público, você já começa um negócio sendo reconhecido;
- Modelo de negócio pronto – O plano de negócio já foi elaborado, colocado em prática, tendo recebido até então os ajustes necessários, você só precisa replicar e alinhar possíveis mudanças com a franqueadora;
- Estratégias de marketing pré-definidas – Ações promocionais e institucionais já são pensadas e produzidas pela franqueadora. O que talvez você precise, quando a marca autoriza, é realizar algo localmente;
- Existência de um modelo de gestão – Para que tudo seja igual em qualquer unidade, a franqueadora cria modelos de gestão, testa e coloca em prática o que funciona;
- Suporte na abertura do negócio – Desde o apoio na escolha do ponto comercial até a seleção de equipe, a franqueadora está presente na vida do franqueado;
- Consultoria regular – É preciso entender que para a franqueadora é importante que o seu negócio dê certo, para isso ela presta consultorias regulares para você seguir tendo sucesso;
- Capacitação e treinamentos periódicos – Em tempos de mudanças rápidas, é necessário se atualizar e capacitar gestores e funcionários nas melhores práticas relativas ao negócio;
- Rede de conexão – Você faz parte de um grupo de empreendedores como você. Conhecer pessoas, trocar experiências e formar parcerias significa criar uma rede empresarial em favor dos negócios.
A franquia é o caminho mais seguro e promissor para abrir um negócio. Seja um franqueado Tip Top e comprove: