Você sabe quais as responsabilidades da franqueadora e quais as dos franqueados?

Jul 2, 2024

As franquias são uma estratégia de investimento cada vez mais procurada por empreendedores que querem ter o próprio negócio com menor risco e mais apoio. Ao investir em uma franquia, o franqueado se torna parte de um negócio sólido e com grande potencial de crescimento.

No entanto, para que a parceria seja frutífera, é fundamental entender quais as responsabilidades da franqueadora e quais as responsabilidades dos franqueados.

Neste artigo, vamos explorar detalhadamente o papel de cada um dentro desse contexto, destacando as responsabilidades da franqueadora como ponto central dessa relação.

Responsabilidades da franqueadora

A franquia nasce de um negócio que deu certo, tem potencial de expansão e é replicável. Em outras palavras, a partir de um modelo de negócio e processos bem definidos, padronizados e que possam ser transmitidos de maneira simples e fácil compreensão.

Uma vez transformado em franquia, temos uma franqueadora. Entre as responsabilidades principais da franqueadora, temos:

  • Desenvolvimento do modelo de negócio e teste: a franqueadora tem a tarefa de criar e aprimorar o modelo de negócio da marca. Isso inclui definir padrões, processos e diretrizes que os investidores devem seguir ao se tornarem franqueados. O objetivo é garantir a consistência da marca em todas as unidades;
  • Apoio e treinamento: a franqueadora deve oferecer suporte contínuo aos franqueados. Isso inclui acompanhamento individualizado desde a implementação até a operação contínua da franquia. Treinamentos, consultorias, reuniões de planejamento e estratégias de marketing são essenciais para o sucesso mútuo;
  • Contrato claro e supervisão: para preservar a marca, a franqueadora deve fornecer um contrato transparente e livre de ambiguidades. Além disso, é responsabilidade dela supervisionar os processos e resultados de cada unidade franqueada.

Responsabilidades do Franqueado

Ao assinar contrato com uma franqueadora, o franqueado assume o compromisso de zelar pela marca. Está sendo cedido a ele o direito de uso de toda a expertise de negócio, imagem de marca já construída e sólida e, claro, toda uma rede de apoio.

Além disso, estão entre as responsabilidades dos franqueados:

  • Conhecimento da lei de franquias: o franqueado deve estar atualizado sobre a legislação que rege as franquias. Isso inclui entender que não há relação de consumo entre franqueado e franqueadora, nem vínculo empregatício;
  • Operação da unidade: o franqueado adquire a licença da marca e deve seguir as normas estabelecidas pela franqueadora. Isso inclui utilizar fornecedores aprovados, manter os pagamentos em dia (taxa de franquia e royalties) e seguir o padrão de marketing da marca;
  • Otimização dos processos: buscar sempre melhorar os processos da unidade é fundamental. Comunicação ativa com a franqueadora e dedicação ao sucesso do negócio são qualidades essenciais.

A relação entre franqueadora e franqueados, antes de mais nada, precisa ser transparente, assim cada um assume suas responsabilidades e o sucesso vem para todos. É assim que acontece na Tip Top.

Conheça a TipTop e o que temos para oferecer em nosso modelo de franquia. Entre em contato e seja um dos nossos franqueados.

https://conteudo.tiptop.com.br/seja-um-franqueado-v02

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter