Uma das fórmulas de sucesso para qualquer negócio é o conhecimento dos gestores e colaboradores para administrá-lo. O patrimônio intelectual é um bem muito precioso para uma empresa e deve ser valorizado através do aprimoramento.
Daí a importância de investir em capacitar, treinar e reciclar o conhecimento e as competências de uma equipe de colaboradores. E no franchising isso não muda, afinal, o sistema de franquias é justamente a ideia de transferir know how de franqueador para franqueado.
Na parceria entre rede franqueadora e franqueado, cabe compartilhar filosofia e expertise para o desenvolvimento de um modelo já testado e aprovado pelo mercado.
É assim que se leva conhecimento comum através de um programa de treinamentos que passa por diversas etapas, desde o processo de aprovação de franqueados, a implantação do negócio até sua total operação.
Então vamos descobrir por que é tão importante que o franqueado e seus colaboradores participem de todos os treinamentos que a rede franqueadora oferece.
Programas de treinamentos das franqueadoras
Uma das vantagens da franquia é entrar em um negócio completamente pronto, com planejamentos, padrões identificados e protocolos adequados à maneira de gerir da rede franqueadora.
E para que um franqueado saiba o modus operandi da rede, um programa de treinamentos e capacitação é idealizado, preparado e realizado para alinhar o franqueado e seus colaboradores aos processos da franqueadora.
Então, em geral, programas de treinamentos de redes de franquias passam por estas etapas:
- Treinamento inicial > Este treinamento é primordial para dar o start em sua franquia. É fundamental ser realizado pelo franqueado e por seus colaboradores para que possam conhecer filosofia, cultura, história, missão, visão e valores, além dos protocolos, procedimentos e padrões de operação e gestão da franquia.
- Treinamentos práticos > Estes treinamentos podem ser realizados em outras unidades da rede, para que o franqueado e seus colaboradores obtenham a vivência e a prática da exata gestão e operação da franquia. Exercitar as atividades e afazeres do dia a dia da franquia leva ao conhecimento profundo e à experiência necessária para gerir sua própria unidade com excelência.
- Treinamentos de reciclagem > Estes podem ser realizados a cada período de tempo, ao longo da operação da unidade, como forma de atualizar os conhecimentos, as informações e as novidades da rede franqueadora.
- Eventos > É comum que as redes franqueadoras realizem eventos esporádicos com palestras, apresentações, debates e network como forma de elevar a motivação, os conhecimentos sobre produtos ou serviços novos, lançamentos e interação com toda a rede.
- Convenção anual > Este evento é tradicionalmente realizado no começo ou final de cada ano, também como forma de realizar palestras motivacionais e workshops de lançamentos e novidades, além de apresentar os resultados do período e promover encontros e confraternização entre todos que fazem parte da rede.
Além disso, ainda é possível aproveitar todos os materiais e recursos digitais disponíveis, como manuais e apostilas (físicas ou online), vídeos, áudios, e-books, blogs e plataformas de ensino para cursos online com as mesmas informações e conhecimentos aprendidos nos treinamentos, para consulta sempre que necessário ou houver dúvidas.
No caso da Tip Top, os treinamentos acontecem semanalmente, além de existir um suporte EAD, o Canal Tip Treina Top, que oferece materiais digitais para aprendizagem e consulta. Também realiza lives semanais de treinamento de vendas por mídias sociais como WhatsApp e Facebook.
Capacitar é tornar um franqueado apto e qualificado para a gestão da unidade
Treinar é uma função obrigatória da rede franqueadora, do franqueado e de sua equipe para que haja o alinhamento de ideias, objetivos e metas, além da capacitação para um desempenho eficiente das tarefas e atividades da unidade.
É com treinamentos que os envolvidos da unidade franqueada saberão utilizar o aprendizado para desenvolver as habilidades e desempenhar as tarefas diárias, adquirindo segurança no atendimento ao cliente e nas vendas, aumentando produtividade, eficiência e comprometimento com os trabalhos da franquia.
A importância de participar dos treinamentos da franqueadora se dá em adquirir conhecimentos altamente relevantes para a gestão e a operação do negócio, bem como os alicerces ideais de filosofia de trabalho para gerar bons negócios, aumentar vendas e rendimentos e, consequentemente, melhorar os resultados de toda a rede.
Ao optar por se tornar um franqueado Tip Top, além de suporte, você contará com um dos programas de treinamento mais completos do mercado. Isso, certamente, fará grande diferença nas possibilidades de sucesso da sua unidade.
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