Assumir uma franquia requer uma série de responsabilidades e deveres contratuais que fazem parte da operação de um negócio franqueado. É nesta hora que muitos empreendedores, recém-chegados ao franchising, percebem que não estão familiarizados com alguns afazeres, taxas e termos comuns desse mercado.
Contudo, é necessário que este franqueado faça pesquisas e análises do seu segmento e do setor de franquias brasileiro, bem como suas leis e normas para conhecer profundamente sobre este modelo de negócio.
O recomendado é que isso seja feito antes de assinar o contrato. E, para isso, existe a Lei de Franquias, que determina que toda e qualquer informação de natureza histórica, econômica, jurídica e operacional da rede franqueadora esteja presente de forma clara e detalhada na Circular de Oferta de Franquia (COF).
É na COF onde se encontram os valores de investimentos, fundos e taxas. Entre eles, o (FPP) Fundo de Propaganda, o tema que iremos desenvolver neste artigo.
Nos acompanhe!
O que é e qual a importância do Fundo de Marketing?
Pontuado na COF com os detalhes das bases de cálculos e sua finalidade, o Fundo de Marketing é o valor ou percentual pago pelo franqueado à rede franqueadora para financiar as ações de propaganda, publicidade e marketing que ajudam a promover a marca, seus produtos e serviços.
Esta contribuição é periódica, geralmente mensal ou conforme acordo entre franqueador e franqueado. Também depende desse acordo o valor fixo ou o percentual, que em geral é sobre o faturamento bruto mensal da unidade, que pode variar entre 2% e 5%.
Com a Tip Top, a taxa de FPP, Fundo de Propaganda, é cobrada sobre as compras dos produtos mensalmente. Com um percentual fixo de 4% sobre o valor total dessas compras, esse fundo fica direcionado para as divulgações da marca.
Esse percentual é um investimento realizado por todos os franqueados, de forma a promover estratégias publicitárias e de marketing administradas pela rede franqueadora a fim de atrair mais clientes para as lojas e mais franqueados para a rede e, consequentemente, maior notoriedade para a marca. E sendo um investimento, o franqueado tem em retorno os benefícios de vender produtos ou serviços de uma marca reconhecida pelo público e ativa no mercado.
O papel do marketing no franchising
Assim como em qualquer negócio, o marketing exerce papel fundamental em uma franquia. É por meio dele que a marca e a rede franqueadora se destacam na concorrência, tanto para atrair mais clientes como para obter mais investidores interessados em adquirir uma unidade.
Para que isso aconteça, estratégias de marketing são traçadas com ações que chamem a atenção dos consumidores, permitindo maior divulgação da marca. É o Fundo de Propaganda (FPP) que financia essas iniciativas de promoção, ajudando a desenvolver planos estratégicos de publicidade.
Para que isso dê certo, é necessário a mobilização de toda a rede, não apenas contribuindo financeiramente com o Fundo, mas também se adaptando aos padrões estruturais, de gestão, operação, linguagem e comunicação.
Os recursos para a realização das estratégias de marketing têm o objetivo de solidificar a rede franqueadora por meio de uma comunicação unificada. E o marketing existe para apoiar e fortalecer esse desenvolvimento da marca e a continuidade das ações para a expansão da franquia.
De um modo geral, o marketing cuida da imagem da rede franqueadora e é altamente relevante para atrair consumidores, criar conexões e gerar engajamento positivo com o público para garantir uma boa reputação.
Ações de marketing efetivas, relacionadas a uma visibilidade edificante da rede franqueadora, traz benefícios para todos os franqueados e suas unidades, notoriedade e prestígio à marca.
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