A importância de o franqueado fazer networking e estabelecer parcerias de negócios

Jun 11, 2024

Você sabe que empreender via franquia é começar com uma marca já forte e reconhecida. É ter apoio e suporte desde a escolha do ponto comercial até o treinamento e a capacitação de equipe. Isso sem falar da ajuda na gestão geral, no controle de estoque e nas ações de comunicação e marketing.

O que você precisa saber é sobre como agir de forma omnichannel, ou seja, dispor de vários canais de venda e comunicação, contribuindo de forma integrada com a sua unidade franqueada.

Neste artigo vamos explicar melhor sobre como funciona o omnichannel. Se você já é nosso franqueado, vai ficar feliz em entender, se ainda não é, vai querer ser.

Omnichannel, nome difícil para uma solução perfeita

Ainda que seja uma palavra difícil, a explicação é bem simples. Omnichannel é uma estratégia de interação e integração dos canais de comunicação e vendas, sejam online ou offline, de uma empresa ou, no nosso caso, de uma rede de franquias.

A proposta é que todos os canais estejam interligados para maior conveniência do consumidor e o aumento de chances de vendas a partir dos vários benefícios que essa multiplicidade oferece. Em outras palavras, uma empresa que pratica a estratégia de omnichannel proporciona ao cliente, por exemplo, comprar online e retirar as compras em uma loja física ou fazer uma troca.

Mas atenção, é preciso distinguir o omnichannel de multichannel. No primeiro, como demonstrado com o exemplo acima, há integração entre os canais, no segundo a empresa oferece vários canais, porém eles não dialogam entre si.

Quanto mais facilidade para o cliente, mais satisfação, maior chance de fidelização e, claro, de aumento de compras, além de trazer novos consumidores.

Quais as vantagens do Omnichannel para franqueados Tip Top

De acordo com os dados do IDC Retail Insights, os consumidores com acesso a múltiplos canais integrados consomem até 40% a mais do que o cliente sem acesso. Essa informação já deixa clara a força de canais de vendas de comunicação dialogando e levando facilidades para o cliente.

A estratégia, apesar de exigir uma infraestrutura organizada e uma gestão bem atenta, é sem sombra de dúvidas voltada para o bem-estar do consumidor. E isso é percebido por ele. Há muito tempo, quando se falava nos 4 Ps do Marketing (preço, praça, produto e promoção), a logística era pensada em prol da própria empresa, depois, a pergunta a se fazer para montar as estratégias de distribuição passou a ser: onde é mais conveniente para o consumidor ter acesso aos nossos produtos?

Dessa forma, marcas com expertise no mercado como a Tip Top, com 70 anos lidando com o consumidor, usam o omnichannel proporcionando aos parceiros e principalmente franqueados inúmeras vantagens, tais como:

  • Tecnologia: para implementar o omnichannel, é preciso ter uma infraestrutura de tecnologia preparada para uma grande demanda, por isso, existem plataformas próprias para realizar essa tarefa. Um investimento desses acaba beneficiando a franquia e franqueadores como um todo, pois agiliza processos e produtividade;

  • Maior capacidade de atendimento, mais vendas: em virtude de todos os canais de venda estarem dialogando, uma pessoa navegando pelo Instagram da Tip Top se depara com um post de uma promoção e imediatamente realiza a compra, podendo retirar em uma loja mais próxima ou esperar chegar em sua casa. Da mesma forma, outra cliente está lendo algum artigo no blog e resolve ver as novidades clicando no botão comprar. Quanto mais canais de venda e comunicação, maiores as chances, inclusive, de compras por impulso;
  • Mais chances de agradar mais gente: com tantas opções de compras, a estratégia omnichannel acaba gerando a possibilidade de atender às mais diferentes demandas de seus consumidores. Uma rede de franquias espalhadas pelo Brasil atende quem prefere loja física. Com site, blog e redes sociais, atende quem opta pela comodidade de comprar online e quem prefere usufruir misturando as opções online e offline também;
  • Coleta de informações: respeitando a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, é possível, com o uso da tecnologia, entender os hábitos e interesse de consumo dos clientes e a partir daí montar estratégias de marketing e vendas mais eficientes.

Como se pode ver, as vantagens do uso do Omnichannel são muitas, ainda mais com uma gestão bem feita como acontece na Tip Top. Conheça nosso modelo de negócio.

https://conteudo.tiptop.com.br/seja-um-franqueado-v02

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