A experiência do cliente é um dos aspectos que definem o sucesso de um negócio. Não basta apenas entregar um produto ou serviço, é preciso contribuir para uma experiência positiva, de maneira que o consumidor se sinta acolhido e crie conexões emocionais com uma marca.
Mas, a estratégia de encantamento do cliente vai muito além de atender bem. É preciso estabelecer uma relação com os consumidores, o que passa pelo interesse real da marca em cada um, nas suas expectativas e preferências.
E, ao contrário do que se pode pensar, também em franquias é possível trabalhar o encantamento do cliente e criar conexões emocionais. Até porque, quando um consumidor entra em uma loja, ele deseja ser atendido como se fosse único, independente do modelo de negócio.
Para o cliente, se por um lado a franquia oferece a segurança de encontrar qualidade, por outro ele deve encontrar nela um atendimento personalizado. Com know-how no franchising e no varejo de moda infantil, a Tip Top sabe que isso é fundamental para fidelizar o público, impulsionando o crescimento sustentável da sua loja.
Veremos a seguir, mais informações sobre como encantar os clientes pode fazer a diferença no atendimento de sua loja franqueada.
O que é encantamento do cliente?
Encantar o cliente é o mesmo que investir em ações que possam superar as expectativas dos consumidores. Ou seja, estratégias que possam proporcionar momentos surpreendentes e que satisfaçam cada pessoa que entrar na sua loja.
O encantamento do cliente passa pela percepção de que ele é valorizado e especial para a marca. Por isso, vale a pena investir em atendimento personalizado, de modo a reforçar as conexões emocionais.
A Harvard Business Review publicou uma pesquisa que revelou o comportamento do público e suas emoções no varejo. Quando clientes são emocionalmente conectados a uma marca estão mais propensos a se tornarem fiéis a ela, inclusive a indicar a loja para terceiros.
Diferentemente disso, os que não têm o lado emocional despertado, normalmente, não voltam a comprar. Por isso, o encantamento do cliente é fundamental para o sucesso de um negócio.
Experiências que criam conexão emocional
O trabalho de encantamento do cliente passa por uma estratégia de promover diversas ações diferentes para que ele tenha uma forte conexão emocional com a marca. Ou seja, esse processo começa antes mesmo de o cliente entrar na loja e vai muito além do momento em que ele conclui sua compra.
Veremos a seguir, como realizar:
> Treinamentos
Quanto mais bem treinadas as suas equipes estiverem, mais a sua loja encantará os clientes. Invista na capacitação dos colaboradores para que saibam desenvolver ações de encantamento do cliente. Essas capacitações devem enfatizar a importância do atendimento personalizado que cria conexão emocional com o público. Ter uma boa abordagem de vendas é fundamental. Saiba que empresas com funcionários engajados são 21% mais rentáveis.
> Relacionamento com o cliente
Conhecer o cliente é fundamental para o sucesso da sua loja Tip Top. Somente assim será possível personalizar o relacionamento, por meio da compreensão das preferências e comportamentos de cada um. Isso inclui ofertas, promoções, brindes e até mesmo cartões de aniversário e em datas comemorativas.
> Experiências positivas
O encantamento do cliente passa pela criação de ações que tenham impacto positivo e duradouro na vida do consumidor. Pense em coisas que possam agradar e faça-as de surpresa. Entregue brindes inesperadamente ou, já no caixa, apresente um desconto surpresa. Tudo isso tende a criar uma sensação de exclusividade no cliente, que se sentirá grato e poderá estabelecer uma conexão emocional mais rapidamente.
> Ambiente
A sua loja deve ter uma atmosfera sempre positiva e que reflita os valores da marca. A ideia é proporcionar o melhor ambiente possível, de modo que os clientes se sintam acolhidos. A organização do espaço é primordial, assim como a limpeza. Um aroma agradável no ar também pode ajudar, uma vez que cada detalhe pode contribuir para a melhor experiência do cliente.
Feedback
O encantamento do cliente não é um processo que acaba quando a compra é paga no caixa. Mantenha um canal aberto com os clientes para que eles se sintam valorizados. Dê a eles a oportunidade de dar um feedback sobre o atendimento e os produtos. Clientes que são ouvidos têm mais probabilidade de retornar. Em casos como o da Tip Top, que acompanha as crianças durante o crescimento, isso é fundamental.
As práticas aqui sugeridas podem ajudar a destacar sua loja no mercado por meio do encantamento dos clientes, criando com eles uma conexão emocional. Assim, eles retornarão e ainda compartilharão suas experiências com amigos e familiares. Ou seja, a sua loja Tip Top conseguirá criar um ciclo de lealdade e crescimento orgânico.
A conexão emocional com os clientes levará a sua unidade a um aumento significativo das vendas. Essa filosofia de negócio tem como estratégia colocar o cliente no centro de todas as decisões. Se você também se encantou com essa forma de criar conexões, torne-se um franqueado Tip Top!